terça-feira, 12 de maio de 2009

Emoções na Rede


Nesse ‘mundo virtual’ compartilhamos muita coisa. Além de assuntos que estão sendo debatidos no espaço público, abrimos também discussões sobre reflexões nossas, o que estamos sentindo, algo que nos aconteceu.

Ao expor nossos sentimentos na rede nos comunicamos com pessoas que, mesmo não nos conhecendo pessoalmente, se identificam ou se solidarizam com algo que faz parte das nossas vidas, ou até discordam e nos fazem ver outras formas de pensar a respeito.

Um dos meus sites preferidos é uma espécie de ‘banco de dados’ de emoções na rede. O WE FEEL FINE é descrito por seus autores como: “an exploration of human emotion on a global scale."

Funciona assim: O sistema do site procura entradas recentes em blogs do mundo todo contendo as frases "I feel" e "I am feeling". Então, o site identifica o sentimento que a pessoa expressou e ‘cataloga’ no banco de dados.

Descrito dessa forma parece uma coisa ‘formatada’ demais? Não é.

Além de ter um design lindo, o site se divide em 6 "movimentos" que são formas super criativas de navegação. Em uma delas, se vê milhares de partículas coloridas - cada uma representa uma pessoa e um sentimento – os positivos e alegres são amarelos, os tristes são azuis. Ao clicar, você lê a frase e informações da pessoa que postou.

Tem mais. Dá para filtrar as informações por clima, país, idade, sexo... Ver mosaicos de fotos postadas recentemente e gráficos que são como termômetros dos sentimentos mais postados nas últimas horas.

Para conhecer clique aqui

sexta-feira, 1 de maio de 2009

"A song can change your life..."

Sou fã de reality shows com cantores...
Acho incrível ver o talento dessas pessoas, nem sempre com a aparência padronizada que estamos acostumados a ver vendendo discos por aí, mas que cantam absurdamente e fazem qualquer um se emocionar.
Muito tem se falado, por conta do sucesso que fez no you tube, do vídeo da Susan Boyle no Britain's got talent... é mesmo impressionante o que ela canta... mas não me emocionou mais do que cantores de outras temporadas, como o Paul Potts, ou mesmo a fofa Connie Talbot (amoooo).

O que eu achei bacana de ver, foi o garoto Shaheen, que começou mal, cantando uma música que amo (Valerie - Amy Winehouse) e terminou MUITO bem cantando outra música que eu amo: Who's loving you - The Jackson Five.
Ver Shaheen cantando no BGT

Ao ouvir essa música novamente, aliás, toda vez que ouço, fico indignada ao pensar como um menino incrível se tornou o que o Michael Jackson é hoje.

Se é a fama, o estrelato, ou a ânsia por preencher os já mencionados padrões que fazem vender discos que tranformam essas pessoas de talento puro em algo difícil de se entender e apreciar, deveríamos fazer o máximo para manter esses talentos fazendo a alegria apenas de suas vizinhanças.